Quem somos

Conheça os atuais participantes do PET-Letras e suas áreas interesse de dedicação à pesquisa.



Camila de Souza Ferreira 

Curso Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes. Conheci o PET-Let no segundo semestre de 2011, período em que o grupo disponibilizou vagas para novos integrantes. Como concluía uma pesquisa sobre educação quilombola pelo Departamento de Educação, inscrivi-me no processo de seleção a fim de dar continuidade ao trabalho de pesquisa acadêmica. A partir de 2012.1, pude ter outras vivências além da pesquisa, já que o PET também engloba extensão e ensino. Atualmente, desenvolvo minha primeira pesquisa sobre crítica literária, Uma poética no "entre-lugar": o caso Drummond.



Danilo Castro

Sou aluno de Bacharelado Bilíngue e faço parte do PET desde o primeiro semestre de 2013. Na minha pesquisa, pretendo investigar os aspectos formais da poesia inglesa e avaliar a sua importância para uma melhor compreensão de obras poéticas, com foco na metrificação e na existência de regularidade métrica em poetas de diferentes épocas.



Eduarda Caroline 

Curso Artes Cênicas e entrei para o grupo PET no segundo semestre de 2012. Minha pesquisa consiste em uma experiência de ensino da cidadania pela prática teatral, utilizando o método do Teatro do Oprimido, atuando com adolescentes participantes do Projeto Jovem Rocinha, da Associação Amigos da Vida. Esse projeto está diretamente associado à pesquisa teórico-prática ARTIVISMO E UTOPIA. Novas formas de militância na prática artística. Financiada pela Faperj (APQ1) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Ela embasa o Núcleo de Pesquisa em Estética e Política (NEEP), coordenado pela professora Alessandra Vannucci com participação de artistas, estudantes, pesquisadores e cidadãos interessados em articular sua ação artística à sociedade. O Núcleo desenvolve experiências públicas transversais (reescrever a cidade, comportamentos estranhos, pontos de fuga) que resistem aos processos simbólicos instituídos, às condutas e paisagens urbanas cristalizadas, provocando-os e interrogando-os. Neste contexto de relações, estudamos a obra e o legado do teatrólogo brasileiro Augusto Boal, especialmente na Estética do Oprimido. Sua noção aberta de arte como linguagem e escrita do mundo – não dicotômica, entre corpo e sentido, fundo e superfície, força e forma – acentua a potência performativa e transformadora da experiência estética, apontando para uma possível eficiência das artes na militância (artivismo) para a construção de uma civilização mais solidária.



Gabriela Olivé Novellino

Curso Licenciatura Bilíngue e faço parte do PET desde 2011.1, porém estive afastada do grupo durante um ano, em intercâmbio. Já pesquisei sobre narrativa de piadas dos surdos com o professor Luiz Carlos de Freitas, e agora já estou com projeto de pesquisa com nossa tutora Cláudia Freitas no campo da linguística computacional. Entre meus autores preferidos estão Shakespeare, Virginia Woolf e Manoel de Barros.



Isadora Schwenck Corrêa de Brito

Sou aluna de Tradução. Entrei para o PET no fim do segundo semestre de 2012. Por ser apaixonada pela poética de Cecília Meireles, minha pesquisa consiste na análise de como um fato histórico - a Inconfidência Mineira - é transformado em uma história de um povo e de um lugar - a poesia do "Romanceiro da Inconfidência". Assim, desejo reavivar um pouco a imagem esquecida da autora no cenário da Literatura Brasileira.




Lucas Valentim

Sou aluno de Artes Cênicas. Já realizei intercâmbio em Cinema na Universidad Nacional de Colômbia, em Bogotá, e cursei Fundamentação em Artes Visuais, na EAV - Parque Laje. Possuo a pesquisa acadêmica “ O Corpo Como Propulsor da hýbris e da kátharsis em Sófocles e em Nelson Rodrigues”, orientado pela professora Isabela Fernandes. Já estagiei como assistente do professor de teatro Dado Amaral, na ONG Na Boa Arte e Educação, na escola Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, e atualmente dou aulas de teatro para para adolescentes de escolas do ensino médio que tenham interesse em cursar Artes Cênicas na PUC-Rio, através do programa PUC Por Um Semestre, do PIUES ( Programa de Interação Universidade, Escola e Sociedade), sob a coordenação da professora Alessandra Vannucci.



Luíza Gama 

Curso Bacharelado Bilíngue - Tradução e entrei para o PET em 2013.2. Vi no curso de Tradução uma forma de conciliar minha paixão por literatura e entretenimento devido à possibilidade de poder trabalhar com tradução audiovisual (legendagem, dublagem e audiodescrição) ou/e com tradução literária. Vou começar agora a minha pesquisa que a princípio será sobre a geração americana da década de 20. 



Wograine Evelyn

Curso Licenciatura Bilíngue e entrei para o PET em 2012.2. Desenvolvi, desde muito nova, um grande interesse pelas artes, especialmente pelo teatro e a música. Com o tempo, conheci os livros e o encanto pela Literatura, o que me fez acreditar que Letras seria o curso que contemplaria todas as minhas paixões. Dessa forma, busco, em minha graduação, associar o que pertence a Letras às outras formas de expressão artística.  Como pesquisadora, abordo a noção de originalidade e sua transformação ao longo dos estudos de Literatura. A pesquisa consiste em  descobrir como o conceito de "originilidade" foi e é tratado ao longo da história e criar possibilidades de renovação desse tratamento. Acredito que os resultados possam contribuir não só para os estudos de literatura, mas também para a crítica artística, de forma geral.Além disso, fui monitora para calourous de Português Padrão.



Nossa tutora


Cláudia Freitas

Desde julho de 2012 sou tutora do PET de Letras, função da qual muito me orgulho. Dentro do vasto mundo que é o departamento de Letras, meus interesses sempre estiveram relacionados à Linguística, especificamente aos espaços de interface: interface com a Educação, com as Ciências Cognitivas e, atualmente, com a Informática, na área de Linguística Computacional, em que concluí meu doutorado. Hoje, meus interesses de pesquisa estão, sobretudo, na extração automática de informação em textos. Sou professora há mais de 10 anos e, por 2 anos, tive o privilégio de trabalhar exclusivamente com pesquisa, na Linguateca. Como tutora do PET-Let, tento contribuir para a formação desse grupo de alunos tão especial e multifacetado, com interesses diversos, na nada trivial tarefa de articular pesquisa-ensino-extensão no âmbito da graduação. Meu lattes e minha página no Departamento de Letras.