O que é o PET Letras?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1979 com o intuito de apoiar atividades que integram ensino, pesquisa e atividades de extensão de grupos de alunos nas universidades. Sob a orientação de um tutor, o programa proporciona a até 12 alunos a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e atendem às necessidades de seus respectivos cursos de graduação.

O PET Letras da PUC-Rio foi credenciado em 1996 e, atualmente, atende a doze bolsistas sob a tutoria da Profª. Cláudia Freitas. A sala de reuniões do grupo fica no 3º andar do prédio Pe. Leonel Franca, onde são realizados encontros semanais para a elaboração e discussão de projetos e atividades.

Atualmente, o PET se dedica a aulas de reforço em ONGs e centros de ensino e a parcerias com grupos de pesquisa literária. Além disso, os alunos do PET oferecem orientações e apoio para alunos da graduação, especialmente para estrangeiros, visitantes e calouros; além de aulas de reforço em algumas disciplinas.

Todos os bolsistas PET devem desenvolver um trabalho de pesquisa em alguma área de interesse. As áreas atualmente contempladas pelos bolsistas são Estudos da Linguagem, Teatro, Português para estrangeiros, Tradução, Educação e Literatura. O estímulo à pesquisa visa o ingresso na pós-graduação e a preparação para a carreira acadêmica.

O PET realiza também atividades voltadas para alunos da comunidade PUC e de outras instituições, como a Jornada PET, que ocorre anualmente no primeiro semestre e desenvolve um tema a partir de palestras e oficinas. Ao longo do ano, o grupo também promove outras atividades como o concurso literário Prêmio Paulo Brito de Prosa e Poesia, saraus, e o Seminário PET, onde apresentamos os resultados de nossas pesquisas ao longo do ano. Lembramos, no entanto, que o Seminário – bem como todas as outras atividades – não é direcionado apenas aos membros do grupo; pelo contrário, a ideia é incentivar a apresentação de trabalhos de todos os alunos.

Ingresso no PET

Os interessados em integrar o grupo PET-Letras devem ter um excelente rendimento acadêmico, cursar, no mínimo, o segundo período, e não ser beneficiário de qualquer outra bolsa ou monitoria. Não há restrição de idade.


Para entender melhor...

O que exatamente são as atividades de extensão do grupo PET?
As atividades de extensão do grupo PET se dão na integração entre o Departamento de Letras e a comunidade PUC, através de palestras, seminários, jornadas, saraus e o Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia, dentre outras atividades; na pós-graduação , por meio de atividades de integração da graduação com a pós, como “O que tem a Pós?” e “Meu primeiro dia na Pós”, por meio da participação em defesas, seminários e congressos como ouvintes e monitores. Em 2012/2013, participamos e colaboramos com o Ciclo de Debates em Estudos da Linguagem e a Jornada de Estudos do Discurso.


No que consistem as atividades de ensino do PET?
As atividades de ensino podem ser desenvolvidas dentro ou fora da PUC. Dentro da PUC, os alunos podem atuar como monitores de disciplinas que dominem, podem dar aulas de reforço, ou organizar grupos de estudo. Podem também participar de projetos como o pré-vestibular comunitário da PUC, que atende a pessoas de diferentes perfis, o “PUC por um semestre” e o NEAM (Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor), trabalhando com jovens do ensino médio, porém dentro da universidade. Fora da PUC, os alunos do PET já atuaram ou ainda atuam como professores/monitores em projetos como o Projeto Jovem Rocinha e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). 


Gostaria de saber mais sobre as atividades de pesquisa.
O trabalho de pesquisa pode se dar de duas maneiras: o aluno do PET pode participar de algum grupo de pesquisa já existente, sendo o grupo orientado por algum professor da PUC, ou pode procurar algum professor que tenha uma linha de pesquisa ou de interesse próxima daquilo que o aluno gostaria de pesquisar, e o convida para ser seu orientador. As pesquisas são discutidas e compartilhadas com os outros integrantes do PET, porém devem ser de responsabilidade e interesse individual do orientando. É válido lembrar que as pesquisas podem ser feitas individualmente ou em grupo. Após algum tempo de trabalho, as pesquisas devem ser apresentadas para a comunidade PUC e, se possível, para outras universidades, por meio de apresentações em seminários, congressos e/ou publicações de artigos. O próprio grupo PET promove o Seminário PET, evento onde cada integrante apresenta sua pesquisa em andamento para a comunidade PUC-Rio. Atualmente, os integrantes do grupo desenvolvem pesquisas em diversas áreas, como Literatura, Teatro, Psicolinguística e Tradução. Algumas das pesquisas apresentam também grande aproximação de áreas como História, Queer Studies, e Cinema.


O bolsita PET participa obrigatoriamente de todas essas atividades?
As atividades de extensão costumam ser dividas entre pequenas equipes de dois ou três alunos dentro do grupo PET, de forma que cada equipe atue na liderança de atividades específicas, evitando assim que os alunos fiquem sobrecarregados o semestre inteiro. Recomenda-se que todos os alunos participem de alguma atividade de ensino, sendo a frequência desta atividade variável de acordo com a atividade desempenhada. Todos os alunos, sem objeção, devem desenvolver pesquisas, e seus trabalhos devem resultar em artigos acadêmicos ou apresentações em seminários/congressos.


Gostaria de participar do PET, mas ainda não tenho os pré-requisitos necessários para me inscrever.
Em casos como esse, é possível participar do PET voluntariamente por um determinado período de tempo. Participantes voluntários desenvolvem as mesmas atividades que os bolsistas, ampliam sua formação cultural-acadêmica e enriquecem seus currículos da mesma forma – a única diferença é que não recebem a bolsa mensal do MEC. Após um período adquirindo experiência, geralmente os voluntários se sentem preparados para tentar a seleção, e são altas as chances de passarem.